instalar certificado a1


Os certificados do tipo A1 não precisam de hardwares como smart card ou token, eles ficam armazenados direto no seu computador.

Após a emissão do certificado do tipo A1 (primeira instalação do certificado), o certificado já está apto para ser utilizado. Para garantir que você sempre terá o seu certificado independente do que aconteça com o seu computador, a FENACON|CD aconselha que seja criada uma cópia de segurança do certificado.

Com a cópia de segurança criada, você pode instalar o certificado em qualquer outro computador.

Internet Explorer

  • Clique no menu "Ferramentas", localizado na parte superior, e em seguida clique no item "Opções da Internet"
  • Na janela "Opções da internet" que abriu, clique na guia "Conteúdo"
  • Dentro da guia "Conteúdo", clique no botão "Certificados"
  • Na nova janela "Certificados", clique na guia "Pessoal" e localize o seu certificado
  • Com o seu certificado selecionado, clique no botão "Exportar"
  • O "Assistente para Exportação de Certificados" será aberto, clique em "Avançar"
  • Na etapa seguinte, selecione a opção "Sim, exportar chave privada" e clique em "Avançar"
  • Na nova etapa, selecione o formato "Certificados PKCS" e marque a opção "Incluir todos os certificados no caminho de certificação". Clique em "Avançar"
  • Na janela "Senha de proteção para chaves particulares", digite uma senha para a cópia de segurança e depois clique em "Confirmar Senha"
  • Na janela "Nome do arquivo", clique em "Procurar", escolha um local no seu computador e um nome para a cópia e clique em "Salvar" e depois em "Avançar"
  • A última etapa mostra as configurações escolhidas, clique em "Concluir"
  • Será exibido um alerta "Um aplicativo está solicitando o acesso a um item protegido". Clique no botão "OK"
  • Por fim, será exibida uma janela confirmando a exportação. Clique em "OK"

Mozilla Firefox

  • Clique no menu principal do "Firefox", na parte superior. Escolha o item "Opções"
  • Na janela "Opções", clique na guia "Avançado" e em seguida no botão "Certificados"
  • Na janela "Gerenciador de Certificados", localize o seu certificado pelas guias "Seus Certificados" ou "Pessoas"
  • Selecione o seu certificado e clique no botão "Exportar"
  • Na próxima etapa, escolha o local no seu computador que ficará a cópia e o nome da cópia. Clique no botão "Salvar"
  • Se você usa a "Senha Mestre" do Firefox, será necessário informá-la nessa etapa
  • Na próxima etapa, será necessário criar uma "Senha de backup do certificado". Confirme a senha e clique no botão "OK"
  • Por fim, será exibida uma janela confirmando o backup. Clique em "OK"

Google Chrome

  • Clique no botão de ferramentas do Chrome, localizado ao lado da barra de endereço, e escolha o item "Configurações"
  • Na página que abrir, clique em "Mostrar configurações avançadas", localizada no final da tela
  • Procure pelo tópico "HTTPS/SSL" e clique no botão "Gerenciar certificados"
  • Na janela "Certificados", localize o seu certificado na guia "Pessoal"
  • Selecione o seu certificado e clique no botão "Exportar"
  • O "Assistente para Exportação de Certificados" será aberto, clique em "Avançar"
  • Na etapa seguinte, selecione a opção "Sim, exportar chave privada" e clique em "Avançar"
  • Na nova etapa, selecione o formato "Certificados PKCS" e marque a opção "Incluir todos os certificados no caminho de certificação". Clique em "Avançar"
  • Na janela "Senha de proteção para chaves particulares", digite uma senha para a cópia de segurança e depois clique em "Confirmar Senha"
  • Na janela "Nome do arquivo", clique em "Procurar", escolha um local no seu computador e um nome para a cópia e clique em "Salvar" e depois em "Avançar"
  • A última etapa mostra as configurações escolhidas, clique em "Concluir"
  • Será exibido um alerta "Um aplicativo está solicitando o acesso a um item protegido". Clique no botão "OK"
  • Por fim, será exibida uma janela confirmando a exportação. Clique em "OK"

Internet Explorer

  • Clique no menu "Ferramentas", localizado na parte superior, e em seguida clique no item "Opções da Internet"
  • Na janela "Opções da internet" que abriu, clique na guia "Conteúdo"
  • Dentro da guia "Conteúdo", clique no botão "Certificados"
  • Na nova janela "Certificados", clique no botão "Importar"
  • O "Assistente para Importação de Certificados" será aberto, clique em "Avançar"
  • Na janela "Nome do arquivo", clique em "Procurar"
  • Na janela "Abrir", clique na caixa de opções, logo acima dos botões "Abrir" e "Cancelar" e escolha "Todos os arquivos (.)". Agora navegue pelas pastas do seu computador e localize a cópia do seu certificado
  • Com a cópia selecionada, clique em "Abrir" e depois em "Avançar"
  • Na etapa "Senha", informe a senha cadastrada para a cópia de segurança. Marque também a opção "Marcar a chave particular como exportável" e clique em "Avançar"
  • Na etapa seguinte, marque a opção "Selecionar automaticamente o repositório de certificados conforme o tipo de certificado" e clique em "Avançar"
  • A última etapa mostra as configurações escolhidas, clique em "Concluir"
  • Por fim, será exibida uma janela confirmando a importação. Clique em "OK"

Mozilla Firefox

  • Clique no menu principal do "Firefox", na parte superior. Escolha o item "Opções"
  • Na janela "Opções", clique na guia "Avançado" e em seguida no botão "Certificados"
  • Na janela "Gerenciador de Certificados", clique no botão "Importar"
  • Na janela que abrir, clique na caixa de opções, logo acima dos botões "Abrir" e "Cancelar", e selecione "Todos os arquivos"
  • Agora navegue pelas pastas do seu computador, selecione a sua cópia de segurança e clique em "Abrir"
  • Se você usa a "Senha Mestre" do Firefox, será necessário informá-la nessa etapa
  • Na próxima etapa, será necessário informar a senha da cópia de segurança. Confirme a senha e clique no botão "OK"
  • Por fim, será exibida uma janela confirmando a importação. Clique em "OK"

Google Chrome

  • Clique no botão de ferramentas do Chrome, localizado ao lado da barra de endereço, e escolha o item "Configurações"
  • Na página que abrir, clique em "Mostrar configurações avançadas", localizada no final da tela
  • Procure pelo tópico "HTTPS/SSL" e clique no botão "Gerenciar certificados"
  • Na janela "Certificados", clique no botão "Importar"
  • O "Assistente para Importação de Certificados" será aberto, clique em "Avançar"
  • Na janela "Nome do arquivo", clique em "Procurar"
  • Na janela "Abrir", clique na caixa de opções, logo acima dos botões "Abrir" e "Cancelar" e escolha "Todos os arquivos (.)". Agora navegue pelas pastas do seu computador e localize a cópia do seu certificado
  • Com a cópia selecionada, clique em "Abrir" e depois em "Avançar"
  • Na etapa "Senha", informe a senha cadastrada para a cópia de segurança. Marque também a opção "Marcar a chave particular como exportável" e clique em "Avançar"
  • Na etapa seguinte, marque a opção "Selecionar automaticamente o repositório de certificados conforme o tipo de certificado" e clique em "Avançar"
  • A última etapa mostra as configurações escolhidas, clique em "Concluir"
  • Por fim, será exibida uma janela confirmando a importação. Clique em "OK"