Perguntas frequentes


Consulte as dúvidas mais frequentes, pela etapa do ciclo de vida do certificado.

Em caso de dúvida, clique aqui e escolha as respostas que melhor atendem as suas necessidades. Após finalizar a seleção, você será direcionado automaticamente ao Certificado Digital que atenderá o seu objetivo.

Para ter acesso a 2ª via do boleto de compra, acesse ao link a seguir e preencha os campos solicitados com o e-mail e senha cadastrados durante a solicitação. Segunda via de boleto

Sim. O pagamento pode ser parcelado em até 12x sem juros no cartão de crédito.

Não. Neste caso, antes de solicitar a compra do Certificado Digital é necessário realizar a alteração do representante legal da empresa na Receita Federal do Brasil.

Após este processo, sim, é possível comprar um novo Certificado Digital em nome da empresa e realizar a validação.

Não, o Certificado Digital é um documento eletrônico de uso pessoal e intransferível. Uma vez emitido em nome do seu titular, o Certificado Digital não pode ser alterado em nenhuma hipótese.

Outro Certificado Digital deve ser adquirido para o novo representante legal da empresa e o Certificado do antigo responsável deve ser revogado, caso ele não tenha mais poderes para representar a sociedade.

Se o Certificado Digital for um e-CNPJ, o novo representante da empresa deverá estar devidamente cadastrado nos sistemas da Secretaria da Receita Federal, uma vez que o e-CNPJ somente pode ser emitido em nome do representante da sociedade perante a Secretaria da Receita Federal.

Ou seja, em caso de troca de representante legal da empresa, em primeiro lugar, você deverá realizar a substituição do antigo representante pelo novo representante legal nos sistemas da Secretaria da Receita Federal.

Após a confirmação do pedido já é possível agendar a validação. Se a compra foi realizada para pagamento com boleto e o Agendamento para até dois dias após a data do pedido é necessário levar o comprovante de pagamento e o boleto. Se a data de validação é posterior a dois dias da data do pedido leve apenas os documentos necessários.

É necessária a compra de uma mídia avulsa (Token/Cartão Inteligente), que pode ser adquirida aqui. A mídia avulsa poderá ser retirada em um Ponto de Atendimento a sua escolha. A mídia estará disponível no Ponto de Atendimento após dois dias úteis, caso o pagamento tenha sido efetuado por meio do boleto bancário. Ou aguarde um dia útil, se o pagamento for realizado por meio de cartão de crédito. Estes são os períodos em que o banco e/ou administradora de cartão de crédito confirmam o pagamento à FENACON|CD.

O e-mail cadastrado no momento da solicitação será o canal de comunicação entre a FENACON|CD e o titular do Certificado Digital. Por isso, é necessário utilizar um e-mail válido do titular.

O processo de compra com voucher é semelhante ao de compra sem voucher. Na etapa "forma de pagamento", opte por voucher e insira o código do seu vale presente.

1- Prepare o computador: para esta etapa, você precisa utilizar no computador os sistemas operacionais Windows 7/8/8.1/10. É preciso também que você tenha conexão à internet e permissão para instalar e desinstalar programas. Clique aqui e siga as instruções. Este processo deve ser repetido em todos os computadores em que você for utilizar o seu Certificado Digital.

2- Emita o Certificado Digital: é necessário conectar a mídia no computador, ter em mãos o Código de Emissão 1 e ter recebido o e-mail "Aprovação de Pedido", onde você encontrará o Código de Emissão 2 e o link para a emissão do Certificado Digital. Considere até 3 (três) dias uteis para receber o e-mail "Aprovação do Pedido" após a realização da apresentação da documentação com sucesso. Clique no link de emissão recebido no e-mail (caso ocorra algum erro, copie o link e cole direto na barra de endereço do navegador). Preencha os campos com o Código de Emissão 1, que você recebeu impresso no momento da apresentação dos documentos/validação presencial e o Código de Emissão 2, recebido no e-mail de "Aprovação de Pedido". Siga as próximas etapas.

3- Realize um teste e verifique se o Certificado Digital está pronto para o uso. Teste de certificado

Você pode adquirir a mídia, clicando aqui. Ao receber a mídia, siga as instruções descritas na questão 2 desta seção.

Código de Emissão 1 - foi entregue impresso após a apresentação dos documentos/validação presencial. Caso tenha perdido do Código de Emissão 1, compareça ao Ponto de Atendimento onde foi apresentada a documentação do seu Certificado Digital, para a retirada de um novo código. Para a sua segurança, este código não pode ser informado por e-mail ou telefone. Código de Emissão 2 - enviado no e-mail "Aprovação do Pedido". O mesmo em que você recebeu o link para a emissão. Caso não localize o e-mail "Aprovação de Pedido" com o Código de Emissão 2, entre em contato com o Suporte ao Cliente.

O próximo passo é emitir o Certificado Digital. O A1 é emitido e automaticamente armazenado no computador. O processo de emissão é simples, mas atenção: a emissão somente pode ser realizada nos navegadores Internet Explorer (8, 9, 10 e 11) e Google Chrome e através dos sistemas operacionais Windows (7, 8, 8.1 e 10). Após a etapa de emissão, é possível utilizá-lo também no navegador Mozilla Firefox. Para realizar esta etapa, é preciso: Permissão para instalar e desinstalar programas. O Código de Emissão 1 e ter recebido o e-mail "Aprovação de Pedido", onde você encontrará o Código de Emissão 2 e o link para a emissão do Certificado Digital. Considere até 3 (três) dias uteis para receber o e-mail após a realização da apresentação da documentação com sucesso. Clique no link de emissão recebido no e-mail (caso ocorra algum erro, copie o link e cole direto na barra de endereço do navegador). Preencha os campos com o Código de Emissão 1, que você recebeu impresso no momento da apresentação dos documentos / validação presencial e o Código de Emissão 2, recebido no e-mail de aprovação. Siga as próximas etapas. Em seguida, realize um teste (Teste de Certificado) e verifique se o Certificado Digital está pronto para o uso. Recomendamos a criação de uma cópia de segurança para o seu certificado A1, em caso de perda ou formatação de máquina essa é a única forma de não perder seu Certificado Digital. (Instalar Certificado A1)

Este arquivo é a cópia do seu Certificado Digital, que é gerada automaticamente na área de trabalho após a emissão. Note que o nome deste arquivo é o número do seu pedido. Para a sua segurança, transfira esta cópia para um local seguro (CD ou pen drive). A cópia de segurança também pode ser importada para outro computador usando a senha criada no momento da emissão. Por determinação da legislação, a FENACON|CD não possui cópia do seu Certificado Digital. (Instalar Certificado A1)

Sim. As mídias comportam até 3 Certificados Digitais, dependendo do tipo.

Os sistemas homologados para a emissão de certificados são Windows 7, 8, 8.1 e 10. Já para a utilização do certificado, além dos sistemas Windows são homologadas as versões do MacOS (10.6 á 10.10).

A data de validade do seu Certificado Digital pode ser verificada na sistema de testes da FENACON|CD, desde que o certificado esteja conectado/instalado no computador. Teste de Certificado

Sim, o Certificado Digital é um documento eletrônico que possui validade, assim como a Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Identidade, Passaporte etc.

Sim. Tanto para solicitar a renovação, quanto para emitir o Certificado Digital a ser renovado, o prazo é a data limite da validade do Certificado em questão. Tenha atenção aos prazos. Lembre-se: o processo de renovação somente é concluído após a emissão do Certificado Digital.

Neste caso, será necessário realizar o procedimento de uma nova solicitação (sem custos) e o comparecimento para a validação presencial do novo certificado. Entre em contato com o nosso Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) para ter acesso ao passo a passo.

Suporte ao Cliente
4007 – 2600 (Capitais e Regiões Metropolitanas)
61 3031-2600 (Demais localidades)
fenaconcd@fenaconcd.com.br
Horário de atendimento: segunda a sexta, das 8h às 19h.

ATENÇÃO: O certificado digital não é renovado automaticamente! É necessário efetuar um pedido de renovação.
A renovação pode acontecer de forma on-line ou presencial.
Renovação on-line:
  • É a renovação do certificado digital feita do seu computador pessoal, sem a necessidade de comparacer a um ponto de atendimento.

  • Disponível para quem possui um e-CPF ainda válido e fez a última validação dos documentos de forma presencial.

Processo da renovação on-line:
  • Próximo à data de vencimento do seu certificado digital, você receberá um e-mail com um link para iniciar o processo de renovação.

  • Caso não receba o e-mail, você mesmo pode inciar o processo de renovação pelo nosso site clicando aqui.

  • O processo inicia com você se identificando com seu certificado digital (lembre-se, o seu certificado digital ainda deve estar válido para fazer a renovação on-line).

  • Após a sua identificação com sucesso, você verá uma opção "1ª Renovação". Escolha essa opção.

  • Escolha o certificado do seu pedido de renovação e continue o processo como uma compra normal.

  • Após a confirmação de pagamento, você irá receber um e-mail com um link para emitir o seu certificado (lembre-se, o seu certificado digital ainda deve estar válido para fazer a renovação on-line).

  • Caso não receba o e-mail com link de emissão, ou em caso de dúvidas e problemas, entre em contato com o nosso suporte.

Renovação presencial:
  • É a renovação do certificado digital com a necessidade de comparecer a um ponto de atendimento munido dos seus documentos para validação.

  • Única forma de renovação em casos de certificado digital de pessoa jurídica.

  • Única forma de renovação em casos de certificado digital de pessoa física que já realizaram uma renovação on-line ou já expiraram.

Processo de renovação presencial:
  • Próximo à data de vencimento do seu certificado digital, você receberá um e-mail com um link para iniciar o processo de renovação.

  • Caso não receba o e-mail, você mesmo pode inciar o processo de renovação pelo nosso site clicando aqui.

  • O processo seguirá os mesmos passos da compra do seu primeiro certificado.

  • Após a confirmação do pedido, você deve agendar uma validação presencial em um ponto de atendimento à sua escolha. Você pode agendar uma validação clicando aqui.

  • Compareça ao ponto de atendimento no dia e horário agendados, com seus documentos necessários e continue o processo com o Agente de Registro até a emissão do seu certificado.

  • Em caso de dúvidas com o processo de renovação ou no caso de qualquer problema, entre em contato com o nosso suporte.

Não. O sistema Mac OS não é compatível com o processo de solicitação de renovação. Se este é o seu sistema operacional, você deve plugar o seu Certificado Digital em um computador com sistema operacional Windows para solicitar a renovação do seu Certificado Digital. Depois de emitido, o Certificado Digital pode ser utilizado no seu MAC OS.

Devido a Resolução nº 65 da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira - ICP-Brasil, desde janeiro de 2012, as Autoridades Certificadoras brasileiras devem obrigatoriamente emitir Certificados Digitais no novo padrão V2. São Certificados Digitais tecnologicamente mais avançados que a versão anterior, pois passaram de 1.024 para 2.048 bits. As mídias da versão anterior V1 não suportam a capacidade computacional do novo padrão V2. Desta forma, é necessária a aquisição de uma nova mídia. A maioria dos Certificados Digitais a serem renovados foram emitidos antes de 2.012 e, portanto, terão que ser renovados em uma nova mídia criptográfica padrão V2. Fique tranquilo. Durante o processo de renovação será realizado teste para a verificação se a sua mídia é compatível com o padrão V2. Você será redirecionado automaticamente para a etapa que atende as suas necessidades.

Não. A renovação com validação eletrônica é exclusiva para certificados de pessoa física, limitada a uma ocorrência precedida por uma validação presencial para a emissão do Certificado Digital. Para a renovação de certificados de pessoa jurídica, você deve realizar a solicitação de renovação através do nosso site e posteriormente comparecer em um posto de atendimento para a validação presencial.

Renovação com validação eletrônica: você poderá alterar seu e-mail e o optar por um novo tipo de mídia (Cartão/Token). Qualquer outra alteração não será considerada como renovação, mas, sim, a compra de um novo Certificado Digital. Renovação com validação presencial: você poderá alterar todos os dados cadastrais e optar pelo tipo A1 ou A3, escolher uma nova mídia criptográfica e definir a validade para o seu Certificado Digital.

Este erro é causado porque já existe um pedido de renovação com o pagamento em aberto. Para ter acesso à segunda via do boleto, clique aqui.

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Este erro é significa que você está tentando renovar o Certificado Digital sem tê-lo instalado no computador. Verifique se o Certificado Digital está plugado.

Para realizar a renovação é necessário que você utilize um dos seguintes navegadores: Internet Internet Explorer 8, 9, 10 ou 11 ou Chrome, desde que seja no sistema operacional Windows. O sistema Mac OS não é compatível com o processo de solicitação de renovação. Se este é o seu sistema operacional, você deve plugar o seu Certificado Digital em um computador com sistema operacional Windows para solicitar a renovação do seu Certificado Digital. Depois de emitido, o Certificado Digital pode ser utilizado no seu MAC OS.

Recomendamos que o Certificado Digital seja renovado 45 dias antes do vencimento. Se você não é o titular do Certificado Digital e tem a responsabilidade do controle dos prazos de expiração, atenção redobrada quanto às datas, pois a validação presencial exige que o titular esteja presente. Atenção a férias e compromissos que possam dificultar este processo.

O Certificado Digital é a identidade no meio eletrônico, que permite realizar diversos serviços na esfera digital, com validade jurídica, agilidade, facilidade de acesso e substancial redução de custos.

O Certificado Digital e-CPF é a versão eletrônica do CPF que garante autenticidade e integridade nas transações eletrônicas de Pessoas Físicas. O e-CPF permite ao titular acesso a todos os serviços oferecidos pelo governo federal na internet, como o programa e-CAC, da Receita Federal do Brasil, e o programa Conectividade Social para FGTS*.

*Exige que seja apresentado no momento da validação o CEI - Cadastro Específico do INSS.

Trata-se da versão eletrônica do CNPJ. É utilizado para a autenticação em sistemas públicos ou privados em nome da empresa - Pessoa Jurídica - titular do Certificado Digital. Com este documento, por exemplo, é possível se comunicar com a Receita Federal do Brasil para enviar declarações de imposto de renda ou ainda acessar o sistema Conectividade Social para FGTS.

A Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) é um Certificado Digital criado especialmente para emitir notas fiscais eletrônicas e atribuir ao funcionário responsável da organização a alçada necessária para a emissão e gerenciamento da NF-e.

O e-CNPJ FENACON|CD possibilita a sua empresa fazer procurações, utilizar o Conectividade Social, ter acesso ampliado no site da Receita Federal e a uma quantidade cada vez maior de serviços em instituições públicas e privadas. Já o NF-e foi criado especialmente para a emissão segura da nota fiscal eletrônica. Outra diferença é a titularidade. O responsável pelo Certificado Digital e-CNPJ sempre será o responsável pelo CNPJ da empresa cadastrado junto à Receita Federal do Brasil. No caso da NF-e, os funcionários e sócios que emitem notas fiscais eletrônicas podem ter um NF-e para cada. Neles, constarão o CNPJ da empresa e o CPF do responsável pela emissão. Com o e-CNPJ também é possível emitir nota fiscal eletrônica. Mas não é o mais indicado se na sua empresa o responsável pelo e-CNPJ não é o único a emitir notas fiscais eletrônicas. Se este for o seu caso, utilize o Certificado Digital NF-e, que foi desenvolvido exclusivamente para a emissão de notas fiscais.

A validação presencial é o momento da confirmação da identidade do titular solicitante do Certificado Digital, seja este para pessoa física ou jurídica. Ou seja: é a ocasião em que se comprova a veracidade dos dados informados no momento da solicitação do Certificado Digital, por meio da presença do titular e a apresentação dos documentos obrigatórios.

O Certificado Digital é um documento de identificação. Portanto, a FENACON|CD, como uma Autoridade Certificadora, precisa comprovar a veracidade das informações inseridas na solicitação do Certificado Digital, conforme determinam as normas da ICP-Brasil, por isso é necessária a validação presencial, que pode ser realizada em um Ponto de Atendimento a sua escolha ou validação em domicilio, sujeito a disponibilidade

Os documentos necessários podem ser consultados nas páginas de compra de certificado

Pessoa Física

Pessoa Jurídica

Não, a normativa que regula a atividade da Certificação Digital do Brasil não permite. Durante a validação presencial ficará documentada a autenticidade das informações fornecidas durante a solicitação do Certificado Digital. Inclusive, endereço do responsável pelo Certificado Digital.

O agendamento é importante para evitar filas e agilizar o atendimento.

Sim. Desde que entre em contato com o Posto de Atendimento para verificar a possibilidade de atendimento.

Existem duas maneiras de realizar a validação presencial para a emissão do Certificado Digital:

1) Em um dos Pontos de Atendimento - serviço gratuito;

2) Onde você preferir. Esse serviço está sujeito à disponibilidade e com preço a ser consultado pelos meios:

  • 4007–2600 (Capitais e Regiões Metropolitanas)
  • (61) 3031-2600 (Demais localidades)
  • E-mail: comercial@fenaconcd.com.br

Agende a validação presencial após a finalização da compra. Caso o pagamento tenha sido realizado com cartão de crédito, a confirmação de pagamento se dará em até 10 minutos. Em caso de pagamento em boleto e validação agendada para até 2 dias úteis da data do pagamento, você deve levar o boleto e comprovante de pagamento.

Certificado Digital - Pessoa Física Não é aceito nenhum tipo de procuração. Certificado Digital - Pessoa Jurídica A procuração é aceita somente para a representação do responsável pelo Certificado Digital, desde que o ato constitutivo da empresa não vede tal ação. As procurações devem ser públicas, lavradas em cartório e deverão ser específicas para atuar perante ICP Brasil. Conforme resolução 79 do Comitê Gestor da Infra-estrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP - Brasil), publicada no Diário Oficial da União em 07 de junho de 2010, para "comprovar que a pessoa física que se apresenta como responsável pelo uso do certificado ou como representante legal é realmente aquela cujos dados constam na documentação apresentada, é admitida a procuração somente para a representação do titular do Certificado Digital, ou seja, o(s) representante(s) legal (is) da Pessoa Jurídica solicitante, apenas se o ato constitutivo prever expressamente tal possibilidade, devendo-se, para tanto, revestir-se da forma pública com poderes específicos para atuar perante ICP - Brasil" (item 3.1.1.1, alínea "a", item i do DOC-ICP-05, versão 3.4). Atenção: No caso de Certificados e-CNPJ, o representante legal da empresa perante a Receita Federal do Brasil não poderá ser representado por procuração.

Solicite a validação presencial por um de nossos agentes de registro no local em que você preferir. Este serviço está sujeito à disponibilidade e possui preço sob consulta.

  • 4007–2600 (Capitais e Regiões Metropolitanas)
  • (61) 3031-2600 (Demais localidades)
  • E-mail: comercial@fenaconcd.com.br

Sim. Para o agendamento, entre em contato com o nosso Suporte ao Cliente e solicite um orçamento prévio para a realização do serviço.

  • 4007–2600 (Capitais e Regiões Metropolitanas)
  • (61) 3031-2600 (Demais localidades)
  • E-mail: comercial@fenaconcd.com.br

Sim. Entre em contato com o nosso Suporte ao Cliente e solicite um orçamento prévio para a realização do serviço.

  • 4007–2600 (Capitais e Regiões Metropolitanas)
  • (61) 3031-2600 (Demais localidades)
  • E-mail: comercial@fenaconcd.com.br

Não. A validação presencial em um Ponto de Atendimento é gratuita.

Não. O certificado digital é de uso individual.

Sim, as versões 10.6 a 10.10 são homologadas para utilização do certificado.

Esta senha serve para revogar o certificado em caso de roubo ou perda da mídia criptográfica que armazena o certificado.

  • Se desejar que o Certificado Digital A1 tenha senha de utilização é necessário importar a cópia de segurança, que foi criada na área de trabalho no momento da emissão, para o navegador.

  • O procedimento para importação com uma senha adicional pode ser realizado nos navegadores Internet Explorer e Google Chrome. Veja o passo a passo.

Internet Explorer

  • Localize o arquivo da cópia de segurança e clique 2 vezes sobre o arquivo. Abrirá a janela do "Assistente para importação de Certificados". Clique em AVANÇAR.

  • Selecione o Certificado Digital a importar e clique em AVANÇAR.

  • Informe a senha cadastrada no momento da criação do backup do Certificado Digital e selecione a opção "Marcar a chave particular como exportável" e "Ativar proteção de Chaves privadas fortes". Clique em AVANÇAR.

  • Selecione a opção "Selecionar automaticamente o armazenamento de certificado conforme o tipo de certificado". Clique em AVANÇAR e em seguida em CONCLUIR.

  • Será exibido o alerta "Um aplicativo está solicitando o acesso a um item protegido" onde as chaves serão importadas. Clique em "Definir Nível de Segurança".

  • Selecione a opção ALTO. Clique em AVANÇAR.

  • Crie a senha de utilização. Clique em CONCLUIR e em seguida em OK.

Google Chrome

  • Abra o navegador e no menu clique em CONFIGURAÇÕES.

  • Em seguida, clique em CONFIGURAÇÕES AVANÇADAS.

  • Clique em GERENCIADOR DE CERTIFICADOS.

  • Clique em IMPORTAR. Abrirá a janela do "Assistente para importação de Certificados". Clique em AVANÇAR.

  • Selecione o Certificado Digital a importar e clique em AVANÇAR.

  • Informe a senha cadastrada no momento da criação do backup do Certificado Digital e selecione a opção "Marcar a chave particular como exportável" e "Ativar proteção de Chaves privadas fortes". Clique emAVANÇAR.

  • Selecione a opção "Selecionar automaticamente o armazenamento de certificado conforme o tipo de certificado". Clique em AVANÇAR e em seguida em CONCLUIR.

  • Será exibido o alerta "Um aplicativo está solicitando o acesso a um item protegido" onde as chaves serão importadas. Clique em "Definir Nível de Segurança".

  • Selecione a opção ALTO. Clique em AVANÇAR.

  • Crie a senha de utilização. Clique em CONCLUIR e em seguida em OK.

Caso apareça a tela abaixo no momento de alguma atualização do Windows, clique em "Desinstalar".

Aguarde a remoção do Gerenciador Safesing.

Clique em “Instalar” para prosseguir com a atualização de seu Windows.

Após o sistema ser reiniciado automaticamente, reinstale o Safesign através dos links abaixo:

Conectividade Social é um canal eletrônico de relacionamento. É moderno, ágil e seguro, facilmente adaptável ao ambiente de trabalho das empresas ou escritórios de contabilidade que desejam cumprir suas obrigações em relação ao FGTS. Cada usuário tem uma cesta de serviços adequada ao seu perfil, que lhe permite realizar transações eletrônicas no canal. Atualmente, é possível fazer pelo canal diversas transações, como a transmissão do arquivo do Sistema Empresa de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência Social (SEFIP) e da GRRF, visualizar e imprimir extratos, retificar incorreções cadastrais e comunicar o afastamento de empregados, dentre outras. O Conectividade Social utiliza a Certificação Digital emitida no modelo ICP-Brasil, que confere ainda mais segurança, conveniência e praticidade ao canal.

Fonte: Caixa

Sim, desde que no momento da solicitação e validação tenha sido informado/apresentado o CEI - Cadastro Específico do INSS.

Sim, desde que no momento da solicitação e validação tenha sido informado/apresentado o CEI - Cadastro Específico do INSS.

O canal dispõe de diversas funcionalidades para os usuários, como a transmissão do arquivo do Sistema Empresa de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência Social - SEFIP, envio das informações relativas ao CAIXA PIS/Empresa, encaminhamento do arquivo da GRRF (Guia de Recolhimento Rescisório do FGTS), obtenção de extrato da conta vinculada aos trabalhadores, entre muitos outros.

Às empresas, escritórios de contabilidade, sindicatos, prefeituras, DRTs, instituições financeiras e outros entes, que se relacionam com o FGTS.

Os requisitos são:

  • Computador com 1 Gb de memória RAM e processador compatível com navegação em sites;

  • Acesso à Internet Banda Larga;

  • Software gestor de Certificação Digital instalado (fornecido pela Autoridade Certificadora);

  • Mídia ou periférico para leitura do Certificado Digital (leitora de cartão inteligente, token) com seus drivers devidamente instalados;

  • Complementos de software requeridos pelo canal da Conectividade Social (fornecidos gratuitamente, se necessário).

Se a Empresa possui um número de CNPJ válido para identificação da mesma, poderá utilizar um Certificado Digital de Pessoa Jurídica, no caso o e-CNPJ.

A empresa que não está obrigada a se identificar pelo CNPJ. Deste modo, você poderá utilizar um Certificado de Pessoa Física (e-CPF) para acesso a este serviço, porém será necessária a inclusão do número de identificação junto ao Cadastro Específico do INSS (CEI) no ato da compra de seu Certificado Digital.

Primeiramente o funcionário deverá acessar o sistema do Conectividade Social com um Certificado Digital padrão ICP-Brasil de pessoa física e se registrar.

Em seguida, o empregador deverá acessar o sistema com seu Certificado Digital e clicar na função "Procuração", onde poderá outorgar poderes para seu funcionário, deixando assim responsável pelo acesso aos serviços do sistema do Conectividade Social.

Sim. Será necessário que a empresa de contabilidade possua um Certificado Digital ICP-Brasil (e-CPF ou e-CNPJ) para acesso aos serviços outorgados do Conectividade Social.

Sim. Lembrando que, como este acesso já foi outorgado para uma pessoa jurídica, este repasse só poderá ser realizado para até 4 pessoas físicas que possuam Certificados Digitais ICP-Brasil (e-CPF).

Poderá acessar o sistema da Conectividade Social nestas condições quem possuir um Certificado Digital de Pessoa Física (e-CPF), lembrando que os empregadores que não estão obrigados a se identificar pelo CNPJ, deverão necessariamente possuir o número de identificação junto ao Cadastro Específico do INSS (CEI) para inclusão no ato da compra do Certificado Digital ICP-Brasil.oas físicas que possuam Certificados Digitais ICP-Brasil (e-CPF).

É altamente recomendável a inclusão do número de seu NIS (PIS/PASEP/NIT) no ato da compra do Certificado Digital para acessar o Conectividade Social.

Lembrando que com a inclusão deste número na compra, este dado será confirmado na validação presencial do Certificado Digital mediante a apresentação de documento que comprove este dado.

Documentos aceitos para comprovação do PIS:

  • Extrato bimestral do FGTS, enviado pelos Correios à residência do trabalhador;

  • Consulta pelo próprio trabalhador de sua conta vinculada no âmbito do site da CAIXA na Internet, na presença da AC;

  • Carteira de Trabalho e Previdência Social - CTPS (quando constar)

  • Cartão do PIS/PASEP;

  • Carteira de Identidade (quando constar);

  • Cartão da Bolsa Família (e outros benefícios sociais).

Não recomendamos a utilização deste Certificado Digital, pois o mesmo é exclusivo para emissão de notas fiscais eletrônicas.